Realizando uma compra
Este processo é utilizado para realizar um novo pedido de compra de produtos no Stoq, isto é, informar ao Stoq sobre o pedido de dado(s) produto(s) à um fornecedor.
Note que o procedimento ira criar uma espécie de "rascunho" do pedido em questão. Isso é feito para permitir que o usuário tenha tempo de corrigir qualquer informação incorreta que o pedido possua, uma vez que não é possível removê-lo. Após ter certeza das informações contidas no mesmo, faça uma confirmação e então o Stoq o tratará como um "real" pedido.
Abra o Aplicativo Compras.
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Selecione Arquivo ▸ Novo ▸ Pedido.
Alternativamente, você pode criar um produto na barra de ferramentas em Novo ▸ Pedido.
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Um assistente será aberto:
No primeiro passo, você preencherá as informações básicas do pedido como, qual a Filial que receberá o pedido, de qual Fornecedor, etc. Após o preenchimento dos campos obrigatórios e correção dos erros de validação o botão Avançar será habilitado e você pode ir para o próximo passo.
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No segundo passo, você deve selecionar os produtos que fazem parte do pedido e suas respectivas quantidades. Só podem ser selecionados aqui produtos que são fornecidos pelo fornecedor escolhido no passo anterior.
Tenha certeza de ter registrado o fornecedor atual como um dos fornecedores do produto.
No terceiro passo você deverá selecionar a forma de pagamento do pedido, podendo esta (com exceção de Dinheiro) ser dividida em várias parcelas. Isso é importante para o controle de contas a pagar.
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No quarto e último passo, você pode indicar o Vendedor do fornecedor responsável pelo pedido, a Transportadora que irá transportá-lo, etc. Ao clicar em Terminar, o processo será finalizado.
Caso você deixe marcado a caixa Receber todos os produtos agora, ao finalizar o processo, você será direcionado para o recebimento da compra.Isso é útil em casos que a compra está sendo cadastrada no momento de seu recebimento.
Pronto! Seu pedido de compra foi registrado com sucesso no Stoq.