Retornando uma venda
Este processo é utilizado para devolver uma venda, isto é, retornar os produtos ao estoque e devolver a valor recebido por esta ao cliente.
Caso o cliente pretenda realizar uma nova compra, você pode optar por fazer uma troca.
Abra o Aplicativo Vendas ou o Aplicativo Caixa.
Na pesquisa do aplicativo, pesquise pela venda em questão.
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Após ter a venda dejada selecionada, selecione o menu Venda ▸ Devolver....
Alternativamente você pode realizar o mesmo através da barra de ferramentas no botão Retornar.
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Um assistente será aberto:
No primeiro passo você deve selecionar quais produtos e quantidades serão devolvidos. Note que ao menos 1 unidade de 1 produto deve ser selecionado aqui. Você pode alterar a quantidade clicando duas vezes na coluna Quantidade do produto.
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No segundo passo você deve informar o número da Nota fiscal (este é o número da nota fiscal de devolução, ou seja, da entrada dos produtos) e a Razão da devolução.
O sumário indicado representa:
Total da venda: O total da venda, excluindo produtos devolvidos anteriormente.
Já pago: O total pago da venda pelo cliente. Ele pode não ser igual ao Total da venda quando, por exemplo, o mesmo realizou um pagamento em cheque e este não foi descontado.
Total devolvido: O total dos produtos devolvidos selecionado no primeiro passo.
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Diferença/Faltando/Pago em excesso: Este aparecerá em uma dessas 3 formas de acordo com o que ele está representando. Esse calculo é realizado da seguinte forma:
Diferença = Total da venda - Já pago - Total devolvido
Se essa diferença for igual a 0 (ex. O cliente comprou R$100,00 em produtos, pagou R$50,00 na hora e R$50,00 ainda estão para ser pagos e ele está devolvendo um total de R$50,00 em produtos) qualquer pagamento devedor do cliente será cancelado e ele não deve mais nada em relação a venda.
Se foi pago em excesso (ex. O cliente comprou R$100,00 em produtos, já pagou esses R$100,00 e está devolvendo R$50,00) um pagamento de estorno será gerado neste valor. Você pode verificá-lo depois no Aplicativo Contas a pagar. Neste caso, ao marcar a opção "Depositar crédito na conta do cliente", um crédito ao cliente será criado e este pode ser utilizado pelo cliente para comprar futuras.
Se está faltando (ex. O cliente comprou R$100,00 em produtos, os pagamentos ainda não caíram e está devolvendo R$50,00) você será direcionado para um passo extra para ajustar a nova dívida, por exemplo, cancelando um pagamento em cheque antigo e gerando um novo com o novo valor.
Pronto! Sua venda foi retornada com sucesso no Stoq.