Trocando uma venda
Este processo é utilizado para trocar uma venda. É um processo parecido a devolução, porém em vez de possívelmente gerar um pagamento de extorno ao cliente, o total devolvido será utilizado como forma de pagamento na nova venda.
Abra o Aplicativo Ponto de vendas.
Selecione o menu Arquivo ▸ Novo ▸ Troca.
-
Um assistente será aberto:
-
No primeiro passo você deve selecionar a venda que contem os produtos que estão sendo devolvidos. Utilize filtros para ajudar.
Vendas que não podem ser devolvidas (ex. Vendas totalmente devolvidas ou canceladas) não aparecerão aqui.
No segundo passo você deve selecionar quais produtos e quantidades serão devolvidos. Note que ao menos 1 unidade de 1 produto deve ser selecionado aqui. Você pode alterar a quantidade clicando duas vezes na coluna Quantidade do produto.
-
No terceiro passo você deve informar o número da Nota fiscal (este é o número da nota fiscal de devolução, ou seja, da entrada dos produtos) e a Razão da devolução.
O sumário indicado representa:
Total da venda: O total da venda, excluindo produtos devolvidos anteriormente.
Já pago: O total pago da venda pelo cliente. Ele pode não ser igual ao Total da venda quando, por exemplo, o mesmo realizou um pagamento em cheque e este não foi descontado.
Já pago: O total pago da venda pelo cliente. Ele pode não ser igual ao Total da venda quando, por exemplo, o mesmo realizou um pagamento em cheque e este não foi descontado.
Total devolvido: O total dos produtos devolvidos selecionado no primeiro passo.
-
Após finalizar o assistente, uma barra de informações será exibida informando que existe uma troca em andamento. Realize a venda normalmente.
-
Ao Confirmar, o valor da troca será utilizado como parte do pagamento, devendo o cliente realizar um pagamento extra para qualquer quantia extrapolada.
Note que não é possível no momento confirmar uma venda com valor inferior à quantidade devolvida. Nesse caso, adicione mais itens ou faça uma devolução antes.
Pronto! Sua venda foi retornada com sucesso no Stoq.